25/10

Desbravando o Centro Histórico

No Centro Histórico, você se sente verdadeiramente na Bahia.
O Centro Histórico de Salvador compreende um bairro inteiro com heranças históricas e culturais da Bahia. Por aqui você tem o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Pelourinho além de algumas Igrejas e praças. Além de conhecer um ambiente que respira os antepassados desse país, no Centro Histórico de Salvador, você se sente verdadeiramente na Bahia.


O patrimônio que existe nessa região é uma amostra do conjunto de obras urbanas de origem portuguesa somado aos traços da cultura africana. O Pelourinho, por exemplo, também funciona como pólo cultural da cidade, onde acontecem shows de dança, música e folclore. A história contada na Casa de Jorge Amado revela aos visitantes tudo sobre o autor brasileiro. Por outro lado, as igrejas impressionam os olhos dos turistas, que se deparam, por exemplo, com altares, imagens sacras, paredes, teto e capela banhados a ouro, como a igreja e convento de São Francisco. 


O Centro Histórico de Salvador está localizado entre a Praça Municipal, onde se encontra o elevador Lacerda, e se estende até o Largo do São Francisco. Nessa área, destacam-se os sobrados e casas coloniais do século XIX, que ficam próximos ao terreiro de Jesus.

O melhor a se fazer é percorrer as ruas e ladeiras a pé. É desse modo que os visitantes reconhecem os estilos arquitetônicos renascentista e barroco, as igrejas centenárias, os museus e os fortes. Um bom exemplo é o Terreiro de Jesus, onde se instalaram os jesuítas que chegaram à Bahia e onde foi instalada a primeira faculdade de medicina do país.